
Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.
Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.
Existe também a fondue chinês (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias.
A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas.[carece de fontes?] Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça.
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
INGREDIENTES:
* 250g de queijo gruyère
* 250g de queijo emmental
* 1 dente de alho
* 1 pitada de nozmoscada
* 1 colher de sopa de amido de milho
* 1 cálice de conhaque ( 20 ml)
* 3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)
MODO DE PREPARO:
Rale os queijos no ralador ou processador.
Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque.
Adicione a noz-moscada a este líquido.
Passe o alho nos lados e fundo da panela.
Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo.
Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura.
Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura.
Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário