sexta-feira, 18 de julho de 2008

Qioguem?! Peça explora o humor clássico japonês

O espetáculo surgiu do repertório Kyogen, comédia japonesa do século XIV. As narrativas escolhidas foram traduzidas, adaptadas e dirigidas pela professora, coreógrafa e diretora Alice K.Na peça, um universo poético e patético de homens, mulheres, deusas e monstros é apresentado em situações de sedução, violência, amizade e malandragem. O humor clássico é resgatado pelos atores através de gestos estilizados, traduzidos pelo clown. Estão presentes também elementos do bunraku, tradicional teatro de bonecos japonês, ampliando a dimensão poética da narrativa.

Das dezenas de peças lidas por Alice, foram adaptadas dos originais japoneses: "Cogumelos (Kusabira)", "Bandidos Covardes (Fumi Yamadachi)", "Deusa da Morte", "Demônio Apaixonado (Setsubun)", "O Templo de Inaba (Inadadô)" e "A Torre de Barba (Hige Yagura)". A personagem Dona Qio.Guem (Daniela Alves), uma senhora de 650 anos que atua como memória das centenas de personagens do repertório Kyogen, foi concebida especialmente para a montagem.

O repertório Kyogen (o termo significa palavras insensatas) é feito de pequenas farsas, situações e fábulas curtas. Enquanto o teatro Nô impõe-se pelo refinamento e simbolismo, com personagens que são espíritos ou evocações de divindades, o Kyogen expõe ao público uma humanidade plebéia. Ele privilegia comédias, é um contraponto ao drama clássico.
Teatro Coletivo Fábrica São Paulo - Sala 2

Rua da Consolação, 1623
Consolação - Centro - 3255-5922
De 09 a 31 de julho.quartas e quintas, 21hIngressos R$ 15,00 R$ 7,50 (estudantes, idosos, professor da rede pública, artistas e técnicos em espetáculos de diversões com DRT).

Nenhum comentário: