sexta-feira, 4 de julho de 2008

Intercâmbio na Austrália


Destino favorito de muitos viajantes em todo mundo, a Austrália encanta por sua beleza, natureza, povo hospitaleiro e clima.

A Austrália está situada no menor e mais novo continente do planeta, a Oceania, e é de longe, seu maior país, tornando-se conhecida como a “ilha-continente”. É um país com imensas extensões de praias e de espaços abertos, florestas tropicais, montanhas nevadas e grandes desertos.

O clima é ameno e permite ao turista conhecê-lo em qualquer época do ano, mas é mais visitado durante o verão, de dezembro a fevereiro, pois é a melhor época para curtir as praias e os mergulhos nas barreiras de corais, além de ter a oportunidade de ver vários eventos esportivos, como campeonatos de surf.

Uma boa dica é levar dinheiro em dólar americano, e, nas grandes cidades cartão de crédito são aceitos. Muitas cidades são visitadas pelos turistas como Melbourne, Gold Coast e a ilha estado da Tasmânia.

Sidney também é um destino muito escolhido pelos que desembarcam no país. Criada há 200 anos, é a mais velha e maior cidade da Austrália. O Opera House é o cartão postal mais famoso da cidade, seu design foi inspirado em velas de navio, é local obrigatório para uma viagem turística. Fica situado no centro de Sidney, assim como também a Harbour Bridge , o Hyde Park, o Chinatown e o Darling Harbour, todos importantes pontos turísticos.

A natureza foi muito generosa com o continente-ilha. Os animais típicos da região são uma atração à parte. Os cangurus e os coalas disputam o posto de animal símbolo da Austrália, e é inaceitável não ver um desses animais durante a viagem.

A beleza das águas do país é incrível. Fazer um mergulho ou ver de barco os corais da grande barreira é realmente necessário. Os primeiros vestígios dos corais começaram na ilha de Lady Elliot, 350 quilômetros ao norte de Brisbane. A partir daí, por 2 mil quilômetros, até o sul de Papua Nova Guiné, há 2600 recifes de corais, sendo a maior estrutura de criaturas vivas (corais) existentes no planeta.

A Tasmânia também desperta fascínio em todos os visitantes. A 240 quilômetros da costa sul australiana, existem vários parques e praias inexplorados, e, além da natureza, a ilha oferece vários atrativos, sendo o diabo da tasmânia o mais conhecido deles, e 20% de suas florestas são consideradas patrimônio da humanidade.

Para os surfistas o destino favorito é Gold Coast, com ondas de 2 metros e meio, durante todo o ano. Melbourne também é muito visitada. Uma das principais atrações é o paredão que forma a costa entre Melbourne e Adelaide,, que ficou conhecido como Os Doze Apóstolos. Ficam enfileirados ao longo da praia, vale a pena até um passeio de helicóptero no local.

Aproveite também para curtir a famosa praia de Bondi, badaladíssima e cheia de gente bonita e corpos esculpidos. O topless é popular e a praia de nudismo oficial é Lady Jane Beach.

Cuidado com as jelly fish , águas vivas venenosas, que ficam nas areias da praia, mas não se preocupe, existem, em todas as praias, salva-vidas bem treinados, e seguindo suas orientações, você sairá totalmente ileso dessas surpresas.Outra dica é não tomar bebidas alcoólicas na rua, porque lá é proibido por lei.

Muitos tipos de comida também são proibidas de entrar na Austrália, mesmo algumas servidas no avião. Normalmente, comidas industrializadas são permitidas, alguns exemplos das que não são: queijos, presuntos, carnes, peixes e derivados, frutas, sementes, mel, determinados produtos com fibras naturais e, também, couro e madeira, qualquer produto que contenha terra, plantas vivas e etc.

A melhor opção é marcar na cartela que é preenchida no avião que esta trazendo comida, e dirigir-se direto ao setor responsável (vermelho). Lá o oficial pedirá que mostre os produtos e decidirá se vai liberar ou não.

Para tirar o visto da Austrália e saber de todos os procedimentos que devem ser realizados, é necessário baixar o formulário no site da embaixada australiana.

www.brazil.embassi.gov.aur

Nenhum comentário: