
A técnica oriental é cada vez mais procurada para o auxilio no tratamento e prevenção de doenças. A acupuntura é um tratamento integrante da Medicina Tradicional Chinesa , que visa a cura e o tratamento através da inserção de agulhas, sementes ou cores nos meridianos do corpo para trazer equilíbrio.
A acupuntura é indicada para todos os tratamentos, e não visa tratar somente o órgão comprometido, mas age no sistema como um todo, estimulando o organismo a ficar mais forte e conseguir se curar.
A duração de tratamento e das sessões variam conforme o caso e as necessidades dos pacientes, sendo mais comum que cada sessão dure de 30 a 40 minutos. Mas no caso de se propor apenas o alívio de sintomas agudos, por exemplo, dolorosos, o médico declara que normalmente o tratamento não se estende por mais de 2 ou 3 meses, e já no sentido de um tratamento mais aprofundado, para equilíbrio e, posteriormente, abordagem preventiva, pode-se considerar um bom prazo, algo entre 6 meses a um ano, embora algumas pessoas prefiram continuar após esse período devido ao relaxamento proporcionado, que alivia bastante as tensões e estresse acumulados no dia-a-dia. Também pode ser feita uma proposta terapêutica de manutenção com sessões a cada quinze dias ou mensais, apenas.
No Brasil, a técnica começou a ser ensinada em 1980, e já reconhecida pelo Ministério da Saúde, desde 1995. Deve-se sempre procurar um local que tenha profissionais competentes e estudados.
A acupuntura nunca deve substituir os medicamentos convencionais. O paciente em tratamento por acupuntura deve sempre informar seu médico, e saber se não há contra-indicações para essa prática naquele determinado momento de seu tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário