sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ana Carolina lança obra completa em DVD

A diretora Ana Carolina lança, em 21 de julho, sua obra completa em DVD no Cinesesc, em São Paulo. São seis longas-metragens da cineasta, dentre eles "Gregório de Mattos", único filme que ainda não estava em suporte digital. Além do lançamento, Ana Carolina receberá convidados para debate sobre sua obra. O debate será mediado pelo diretor teatral Heron Coelho. Na ocasião, a diretora vai dar detalhes sobre sua nova produção "A Primeira Missa", que está em fase final de captação de recursos. O longa inspira-se na imagem do quadro do pintor brasileiro Victor Meirelles, que leva o mesmo nome, mostrando a exuberância da Mata Atlântica na manhã de 26 de abril de 1500, quando Frei Henrique Coimbra se preparava para a primeira celebração da Eucaristia na Terra de Santa Cruz. Ao mesmo tempo, ocorre no filme uma outra ação: uma equipe de cinema filma a realização dessa missa. São duas ações paralelas, uma que retrata o aspecto histórico brasileiro, e, a outra, contemporânea, que analisa a cultura cinematográfica nacional. "Discutimos, ao mesmo tempo, a formação das identidades nacional e audiovisual", explica a cineasta.

Poesia em DVD
Último filme de Ana Carolina, o aclamado
"Gregório de Mattos" é uma homenagem à obra e vida de um dos maiores poetas brasileiros do século 17. "Quis conhecer o nosso primeiríssimo poeta, mais que lenda, baiano mazombo, gênese da poesia e da literatura dos brasileiros", explica Ana Carolina. O filme é tecido em narração linear com os fios do pouco que se sabe sobre a vida de Gregório de Mattos. O Boca do Inferno, como era conhecido, foi interpretado pelo também poeta baiano Wally Salomão. Marília Gabriela, Ruth Escobar, Guida Viana, Tonio Carvalho, Rodolfo Bottino, Eliza Lucinda e a cantora Virginia Rodrigues completam o elenco. "O filme busca a trajetória desse homem tão singular no seu tempo e tão semelhante em seus anseios aos nossos contemporâneos", completa Ana Carolina.

Lançado no Cine São Jorge, em Lisboa, Portugal, "Gregório de Mattos" foi doado ao Centro Cultural da Língua Portuguesa - CCLP, para percorrer todos os países e comunidades de Língua Portuguesa, que compreendem as comunidades do Canadá, da costa norte dos EUA, da África e do Timor.

Outras obras
"Amélia": ficção livremente inspirada na passagem de Sarah Bernhardt pelo Brasil, em 1905. A atriz francesa é influenciada por sua camareira brasileira, Amélia. No dia do desembarque, Amélia morre de febre amarela. A atriz passa a conviver com as irmãs da camareira. O filme sobre o choque das culturas francesa e brasileira conta com o rico elenco composto pela atriz francesa Béatrice Agenin, e as brasileiras Marília Pêra, Camila Amado, Alice Borges, Betty Goffman e Myriam Muniz e os atores Duda Mamberti e Pedro Paulo Rangel. No festival de Biarritz, na França, o longa ganhou o prêmio de Melhor Filme, eleito pelo júri popular, e rendeu à atriz Beatrice Agenin o prêmio de Melhor Atriz.

"Sonho de Valsa": o filme, ao lado de "Das Tripas Coração" e "Mar de Rosas", é o último de uma trilogia que analisa o comportamento da mulher e ficou 14 semanas em cartaz no Rio de Janeiro. Em "Sonho de Valsa", Xuxa Lopes vivencia diferentes buscas amorosas, como o amor paterno, o amor do irmão, do príncipe encantado, de Deus e até de si mesma. No elenco se destacam Ney Matogrosso, Daniel Dantas, Arduíno Colassanti, Paulo Reis, Ricardo Petráglia, Cristina Pereira e Stela Freitas.

O DVD contém nos extras um documentário de
Evaldo Mocarzel sobre a produção de Ana Carolina, apresentado no "Programa Retratos Brasileiros", do Canal Brasil. Raul Cortez também dá um depoimento sobre os filmes de Ana Carolina e seus prêmios.

"Das Tripas Coração": segundo longa ficcional da diretora, o filme ficou em cartaz no Rio de Janeiro por 12 semanas. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Cartagena Internacional Film Festival (Colômbia) e os prêmios Kodak de Melhor Fotografia, Montagem e Direção. Nessa produção, Ana Carolina dá foco a alguns pilares da sociedade, como a escola e a Igreja. Um internato recebe a visita de um interventor, interpretado por Antônio Fagundes, para o fechamento do estabelecimento. Uma reunião é marcada, mas o interventor chega cinco minutos antes e, enquanto aguarda, tira um rápido cochilo. Ele sonha com todas as mulheres que pertencem a esse colégio. Vislumbra suas paixões. São os delírios do poder que fazem com que ele compreenda a alma feminina. Quando acorda, tenso, imediatamente assina a ata que determina o fim daquela instituição. Também compõem o elenco Cristina Pereira, Myriam Muniz, Alvaro Freire, Dina Staf, Christiane Torloni, Nair Bello e Célia Helena.

"Mar de Rosas": com Hugo Carvana, Norma Bengell, Cristina Pereira, Otávio Augusto, Myriam Muniz e Ary Fontoura, o primeiro filme de Ana Carolina lançado em DVD rendeu à cineasta a alcunha de "vigorosa e radicalmente autoral". Um casal de classe média pega estrada com a filha. Depois de uma briga, a mãe, Felicidade, mata o marido. Essa história se reveza com os acontecimentos de uma outra família, a do dentista e poeta falido Dr. Dirceu. Com muita irreverência e uma dose de humor negro, a diretora transforma em um longa-metragem as histerias de seus personagens.

"Getúlio Vargas": Ana Carolina usa material de arquivo para compor um vigoroso retrato político do trabalhismo de Getúlio Vargas, desde os anos 30 até seu suicídio, em 1954. O filme entrou para o Departamento de História Política no Brasil, organizado por estudiosos da Toulane University - EUA. A produção caiu no circuito universitário e passou por praticamente todas as universidades americanas.

Depois do debate, haverá a apresentação do documentário produzido pela cineasta Cláudia Pucci e por Heron Coelho sobre o trabalho de Ana Carolina. Será uma retrospectiva da carreira da diretora, composta por imagens de arquivo, cenas de filmes e depoimentos de críticos e atores. Os cantores Nábia Villela e Marco Goulart, juntamente com os músicos Junior Pitta e Gustavo Sarzi, farão o pocket-show O cinema cantado de Ana Carolina. Nele, o grupo interpreta as canções que compuseram as trilhas dos filmes da cineasta.

SERVIÇO:Lançamento da obra completa em DVD da cineasta Ana Carolina
21 de julho
GratuitoCinesesc - R. Augusta, 2075 – Jardins
A partir das 20h

Nenhum comentário: