Sensação de apreensão é normal em várias situações, mas quando é exagerada ou irracional deve ser tratada.
Sentir ansiedade é normal: às vésperas de uma prova, durante uma decisão por pênaltis ou em uma entrevista de emprego, por exemplo, todo mundo fica apreensivo. Mas se a ansiedade atrapalha a rotina, virá doença e é preciso trata-la.
A ansiedade exagerada é característica de diversas doenças, a mais comum é a agorafobia, cujas vítimas evitam lugares ou situações em que se sintam embaraçadas.
O transtorno de pânico faz a vítima achar que esta prestes a morrer ou a enlouquecer. A fobia social se caracteriza quando a pessoa tem medo de ser avaliado pelos outros.Ela passa a evitar festas, atividades coletivas e outras tarefas que exijam exposição, falar em público então, nem pensar. Outro distúrbio é a ansiedade generalizada, em que a preocupação exagerada se estende pelo dia inteiro, sem razão consistente.
Os transtornos obsessivos compulsivos e o transtorno de stresse pós-traumáticos são outros distúrbios relacionados à ansiedade. Em todos os casos, o tratamento envolve terapia e uso de medicamentos.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário