sexta-feira, 4 de julho de 2008

Como funciona o sono?

Quem não gosta de dormir ?!? Além de gostar todos nós precisamos de uma boa noite de sono para repor as energias e para o nosso corpo poder funcionar no dia seguinte, mas você sabe como funciona o sono ?

Nada melhor do que uma boa noite de sono depois de um cansativo dia de trabalho, não é ? É recomendado dormir de 6 a 8 horas por noite. Ninguém sabe exatamente porque dormimos, mas acredita-se que durante o sono, o corpo recupera os músculos e outros tecidos, ajuda o cérebro a organizar as memórias e, principalmente, descansa o corpo.

Quando dormimos, nossos músculos ficam completamente relaxados, e a respiração é lenta. É normal se mover durante o sono, mesmo que fiquemos inconscientes em relação a maior parte das coisas que acontecem no ambiente .

Para entender como o cérebro trabalha quando se está dormindo, deve-se conectar um aparelho de eletroencefalografia na cabeça de uma pessoa, para poder gravar a atividade de suas ondas cerebrais. Uma pessoa acordada e relaxada gera ondas alfa, que são oscilações consistentes de cerca de 10 ciclos por segundo. Uma pessoa alerta gera ondas Berta, que são duas vezes mais rápidas. Durante o sono dois padrões mais lentos, chamados ondas teta e ondas delta, também acontecem. As oscilações das ondas teta vão de 3,5 a 7 ciclos por segundo.

Quando uma pessoa adormece e entra em sono profundo, os padrões das ondas cerebrais ficam mais lentos. Quanto mais lentos os padrões das ondas, mais profundo é o sono. É difícil acordar uma pessoa que esta na fase delta.

Durante o sono também acontece o REM (movimento rápido dos olhos). Geralmente as pessoas têm de três a cinco períodos de sono REM. Nesta fase, as ondas cerebrais ficam tão rápidas quanto as ondas dos níveis de consciência. Se você observar uma pessoa ou um cão em sono REM, você vai ver seus olhos se movendo para frente e para trás rapidamente. Durante o sono REM, os braços, pernas e músculos faciais de muitos cães e algumas pessoas se contraem.

É durante o REM que acontecem os sonhos. Se for acordado nesse período, provavelmente, vai se lembrar claramente de seu sonho. Os outros períodos do sono são conhecidos como NREM (não-REM). É necessário passar por essas duas fases (REM e NREM) para ter uma noite de sono tranqüila.Uma pessoa normal passa, aproximadamente, 25% da noite em sono em sono REM, onde um sonho dura de 5 a 30 minutos, e o resto em NREM.

O cérebro cria os sonhos por meio de uma atividade elétrica aleatória. A cada período, de 90 minutos, o tronco cerebral envia impulsos elétricos para o cérebro, de forma desordenada. A parte analítica do cérebro, o prosencéfalo, tenta desesperadamente,achar algum sentido nesses sinais. A única maneira de compreender os sonhos é interpreta-los mataforicamente, simbolicamente, já que não existe mensagem literal, mas isso não significa que os sonhos não fazem sentido ou devem ser ignorados , muito pelo contrário, eles são importantes. Geralmente, não se pode controlar um sonho, que é como uma história onde você, geralmente, é o personagem central. Porém existem os sonhos lúcidos que podem ser controlados. Barulhos ambientes, muitas vezes também são integrados aos sonhos, quando por exemplo, o telefone toca e “entra” no seu sonho.

Todos os dias precisamos dormir, se não dormimos por 1 noite, a concentração fica mais difícil, e os erros se tornam mais comuns, e, se passar de 2 ou 3 dias, é possível ter até alucinações. O sono é fundamental para uma vida saudável. Duas outras coisas acontecem durante o sono nas crianças, é o momento em que o hormônio do crescimento é secretado, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico, e você ainda pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.

Para melhorar seu sono, pratique exercícios regularmente, pois ajuda a relaxar o corpo. Não consuma cafeína depois das quatro horas da tarde, e evite outros estimulantes, como cigarros ou café. Também é recomendado evitar álcool antes de dormir, pois ele quebra os padrões normais do cérebro. Tente dormir e acordar no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Cuidado com os remédios, que podem atrapalhar uma boa noite de sono, inclusive para dormir.

Agora é só apagar a luz, e boa noite !

Nenhum comentário: