O maior festival de animação da América Latina – Anima Mundi, irá acontecer entre os dias 23 e 27 em São Paulo, nos seguintes locais: Cinema CCBB SP, Fund.Memorial da América Latina Salas 1,2 e 3 e no Auditório CCBB SP.
A 16° edição do evento contará com workshops, oficinas, galerias, e, de quebra, serão ministradas palestras com diretores internacionais, como Andréas Hykade da, da Alemanha, Juan Pablo Zaramella, da Argentina, Arnold Kunert, dos Estados Unidos, entre outros.
As competições serão para: curta-metragem, longa metragem, animação brasileira, filme de estudante e filme de encomenda, que poderão ser escolhidos pelo voto popular. O prêmio, além do troféu, será a exibição do trabalho em outros estados do Brasil, ainda não divulgados.O público ainda poderá contar com a exibição de 441 filmes de animação, e em São Paulo acontecerá também a Anima Mundi Expo, que cede um espaço de 2000 m² para a exposição de produtos e serviços relacionados ao evento.
Este ano, a maratona terá forte representação nacional, com 74 filmes de animadores brasileiros, incluindo os novos trabalhos de Alê Abreu, (de “Garoto cósmico”), Allan Sieber (de “Deus é pai”) e Carlos Eduardo Nogueira (de “Yansan”).
Cantor da música-tema de 'Jaspion' se apresenta no 16º Anime Friends
Entre os brasileiros, há também o inédito “Belowars”, que está no seleto grupo dos longas-metragens em competição. O novo trabalho de Paulo Munhoz, criador de “Brichos”, é baseado no livro infanto-juvenil “Guerra dentro da gente”, de Paulo Leminski.
Divulgação
A produção dinamarquesa "Princess" foi aplaudida no último Festival de Cannes (Foto: Divulgação)
Além de Munhoz, outros três longas disputam o principal prêmio do Anima Mundi: o dinamarquês “Princess”, de Angers Morgenthaler, aplaudido na Quinzena dos Criadores do último Festival de Cannes, a superprodução épica “Delgo”, dos americanos Marc F. Adler e Jason Maurer, dublada por Val Kilmer, e “Idiots and angels”, do veterano Bill Plympton, também dos EUA.
Plympton, que já é figurinha assídua do festival, concorre com uma comédia de humor negro sobre um anjo relutante e traz mais dois curtas, “Hot dog” e "Bonaroo Music Festival Trailer”. Na linha de frente dos curtas gringos há ainda “The Pearce sisters”, produzido pela Aardman e vencedor do Festival de Annecy em 2007, “Como montar um home theater”, da Disney, que marca a volta do Pateta à telona, a premiada animação em 3D francesa “Blind spot” e a ousada “La svedese”, do italiano Nicolas Liguori, que faz um retrato delirante do romance da atriz Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini.
CCBB – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda